lunes, 10 de septiembre de 2007

Movimentos do Aborto



Movimento Pró-Vida é um movimento amplo de defesa da dignidade da vida humana, conhecido principalmente por sua oposição ao aborto.
Diversos grupos e indivíduos atuam em campanhas pró-vida, de religiosos a laicos, incluindo médicos, cientistas, advogados, e pessoas das mais diversas ocupações e ideologias.
O movimento é conhecido internacionalmente como pro-life, termo utilizado em países de
língua inglesa para defender o direito fundamental à vida, incluindo a vida intra-uterina, como valor universal.Originalmente refere-se principalmente à campanhas de anti-aborto, mas agora cobre outros aspectos bioéticos tais como eutanásia, clonagem humana, pesquisas de células-tronco, e pena de morte.

Procuram a execução de suas ações pela legislação ou provisões constitucionais.Em casos extremos, alguns elementos de movimentos designados "pró-vida" levam a cabo ataques a clínicas onde se pratica aborto, ou interrupção da gravidez, e a profissionais que nelas trabalham. Esses ataques incluiram já o uso de bombas e armas mortíferas (designadamente nos
Estados Unidos da América, em França e no Canadá).



O
Movimento Pró-escolha, que defende a legalização do aborto (ou a "despenalização da prática da interrupção voluntária da gravidez", como prefere chamar)
É o seu contra-ponto e costuma usar expressões como pró-prisão e anti-escolha para se referir pejorativamente aos movimentos Pró-Vida.

No hay comentarios: